Trekk Adventure / Eventos / Travessia da serra da Freita em Autonomia – 3 dias

18/02/2023

Travessia da serra da Freita em Autonomia – 3 dias

18/02/2023

Travessia da serra da Freita em Autonomia – 3 dias


No fim de semana do Carnaval, convidamos os nossos amigos e clientes para uma aventura sem igual…
De sábado18 a 20 de Fevereiro, propomos-lhe uma aventura em autonomia pelas montanhas mágicas percorrendo um percurso verdadeiramente fantástico.
Junte-se a nós e venha conhecer parte das famosas Montanhas Mágicas e todo o seu encanto, passando por vários pontos de interesse pertencentes ao Arouca Geopark, permitindo ainda conhecer algumas aldeias e lugares onde a tradição ainda está presente na vida dos seus habitantes e no seu quotidiano.

18/02/2023
O nosso percurso terá início em Candal, nas imediações da Igreja matriz, de onde tomamos o caminho que desce para Covêlo de Paivô.
Nesta aldeia, o nosso trilho liga com o PR13 - "Na Senda do Paivô" e este com o PR14 - "A Aldeia Mágica".
Subimos para as antigas minas do Muro, de onde rumamos para Silveiras após atravessar a estrada de asfalto.
Em Silveiras, junto à Capela, iniciamos a descida para Cortegaça e dali para Meitriz por caminhos comuns com o PR5 "Rota das Tormentas".
Até Cortegaça o caminho é um trilho de montanha ancestral, depois de Cortegaça no alto da cumeada seguiremos por caminho de asfalto e depois por um estradão que desce para o rio Paiva.
A meio da descida o PR5.1 (ramal do PR5) toma, à esquerda, um caminho para Janarde e para o geossítio da Mourinha.
Continuando a descida rapidamente chegamos a Meitriz, atravessando-se o Paiva na ponte para Além-do-Barco, até à área de Lazer de Meitriz, na margem do Rio Paiva.
A aventura continua agora deixando o Paiva para trás, encaminhando-se em seguida para o lugar da Fonte Tinta e depois para Vilar de Servos. Antes de aqui chegar temos espetaculares panorâmicas sobre os meandros do Paiva, o esporão de Louredo e sobre Janarde.
Em Vilar de Servos tomamos o caminho já asfaltado, após o qual tomamos um caminho antigo entre floresta, que se dirige para o lugar de Casais e Quintela por onde se entra em Alvarenga, onde termina a nossa primeira etapa e onde ficaremos Hospedados na “Casa do Soutinho”.
Depois de acomodados no hotel, haverá um jantar de grupo (incluído no preço da atividade), para quem estiver interessado.

19/02/2023
No segundo dia e depois do pequeno almoço (incluído no preço da atividade), iremos em direção a Arouca por caminhos tradicionais, tomando de seguida a EN255 em direção ao lugar de Lourido, de onde por caminhos antigos e florestais, descemos para o Vau, local de atravessamento do rio Paiva.
Depois da travessia do rio Paiva pela ponte do Vau, seguimos para Canelas e para o Centro de Interpretação Geológica, na maior parte do trajeto por caminhos comuns com o PR9 "Rota do Xisto".
Do Centro de Interpretação Geológica de Canelas seguimos para Gamarão de Cima, rumando de seguida para a Sr.ª da Mó, iniciando aqui a descida para a Vila de Arouca, onde termina a nossa segunda etapa desta aventura e onde ficaremos Hospedados na “Casa da Vila”.
Depois de acomodados no hotel, haverá um jantar de grupo (incluído no preço da atividade), para quem estiver interessado.

20/02/2023
No terceiro dia e depois do pequeno almoço (incluído no preço da atividade), iremos em direção a Candal, ao sair do centro de Arouca, tomares um caminho até à capela de Santa Maria do Monte onde seguiremos pelo GR 28 que aqui faz interceção com o PR4 -"Cercanias da Freita".
De Santa Maria do Monte subimos para a Portelada, onde iremos percorrer caminhos comuns com o PR2 - "Caminhos do Vale do Urtigosa" até Souto Redondo e Póvoa Reguenga. Da Póvoa seguimos para o Merujal, inicialmente pelo caminho que ligava ao santuário da Sr.ª da Laje e depois por um caminho que após atravessar a estrada de asfalto que liga Provesende à serra, atinge a cumeada e a via romana Viseu - Porto, segui-mos aquela via até ao Merujal.
Neste lugar o nosso trilho cruza com o PR15 - "Viagem à Pré-história" e com o PR16 - "Caminhada exótica".
Seguimos pelo PR15 até ao parque de campismo, onde entronca com o PR7 - "Nas Escarpas da Mizarela".
Daqui seguimos para Albergaria da Serra, onde continuamos pela via romana até à Portela da Anta onde volta ao contacto com o PR15, um pouco à frente abandonamos a via romana e subimos à esquerda, até ao Vidoeiro.
Aqui após passar as ruínas da antiga casa florestal, iniciamos a descida para Tebilhão onde iremos percorrer caminhos comuns com o PR6 - "Caminho do Carteiro" até Cabreiros e daqui até Candal onde terminamos a nossa fantástica aventura.

Deve levar:
- A lista de material necessário para esta atividade será enviada detalhadamente após a inscrição, no entanto poderá consultar o material aconselhado no site em: https://www.trekkadventure.com/faq/equipamento-aconselhado

Nota importante:
Esta atividade de 3 dias é aconselhada a pessoas com experiência em caminhadas.
Todos os participantes devem ter em atenção a sua condição física.

Inscrições até 05/02/2023


Detalhes

Ponto de Encontro: Igreja de Candal

Hora de Encontro: 08:30

Data: 18/02/2023

Data de Fim: 20/02/2023

Hora: 09:00

Hora de Fim: 18:00

A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições meteorológicas e dos participantes.

Para saber mais sobre o equipamento recomendado clique aqui.

Duração
3 Dias


Travessia da serra da Freita em Autonomia – 3 diasTravessia da serra da Freita em Autonomia – 3 diasTravessia da serra da Freita em Autonomia – 3 diasTravessia da serra da Freita em Autonomia – 3 diasTravessia da serra da Freita em Autonomia – 3 diasTravessia da serra da Freita em Autonomia – 3 diasTravessia da serra da Freita em Autonomia – 3 diasTravessia da serra da Freita em Autonomia – 3 dias


Nível de Dificuldade - Difícil

Dificuldade: Difícil
Para saber mais sobre os níveis de dificuldade clique aqui.

295,00

Por pessoa

Preço por pessoa em quarto duplo:
- Quarto individual tem um acréscimo de 60€.

O Preço Inclui:
- Guia Trekk Adventure no terreno, durante toda viagem;
- 2 Noites em hotel, com pequeno-almoço incluído;
- Jantares de sábado e de domingo;
- Programa de Trekkig escolhido;
- Seguro de Acidentes Pessoais;
- Seguro de Responsabilidade Civil;
- Licença RNAAT: 846/2018 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF;
- Licença RNAVT: 7810 do Turismo de Portugal.

O Preço Não Inclui:
- Transporte até ao ponto de encontro;
- Outras refeições;
- Outros não especificamente descritos como incluídos.

Número Mínimo de Participantes: 4

Reservas

A inscrição é obrigatória, para que possam ser activados os respectivos seguros. As instruções de pagamento por transferência bancária serão emitidas após confirmar a inscrição online.

Após efectuar o pagamento deverá enviar comprovativo de pagamento para o email [email protected].

A validação da inscrição está sujeita a confirmação do pagamento, correspondente ao preço anunciado da actividade. A realização desta atividade está sujeita a um número mínimo de participantes.