Trekk Adventure / Eventos / 5 Aldeias do Alvão – onde o fogo passou e a vida renasce

21/03/2027
5 Aldeias do Alvão – onde o fogo passou e a vida renasce
No dia 21 de março domingo, convidamos os nossos amigos e clientes para descobrir as 5 Aldeias o Alvão, uma rota que liga água e pedra, memória e silêncio, esforço e recompensa.
Nesta jornada circular sentimos a serra respirar em cada desnível e deixamo-nos surpreender pelas panorâmicas que revelam Vila Real e os traços da vida serrana. Cada aldeia é um pedaço de história, e cada passo, um sopro que reacende a ligação com este lugar.
Percurso:
Partimos de Agarez e quase em tempo para aquecer, a longa e exigente subida começa logo à saída da aldeia.
O corpo entra no compasso de inclinação e pouco a pouco, o vale abre-se atrás de nós – é desde Agarez que o trilho mostra a sua força, conduzindo-nos em direção ao Lameirinho das vacas, o ponto mais alto do percurso, onde o vento sopra mais livre e o horizonte parece alargar o peito, percorrendo calçadas romanas e caminhos de pé posto. Deste miradouro natural, Vila Real surge a nossos pés, e as aldeias que visitaremos mais tarde repousam em miniatura lá em baixo, como pequenas memórias de pedra que aguardam o passo.
Durante o percurso a montanha, surpreende-nos com um pequeno bosque, onde alguns troços a vegetação poderá obrigar-nos a desbravar, lembrando-nos que caminhar não é apenas seguir caminhos marcados – é também reconquistar passagem e avançar onde a natureza se impõe.
Teremos uma pequena visita à cascata de Galegos, um véu de água que cai entre rochas húmidas e musgo renascido. É aqui que a serra fala mais baixo e a água fala mais alto, convidando a uma pausa sentida. Passaremos também por pequenos ribeiros, sendo eles o Ribeiro das Pedras e a Ribeira de Arnal – onde o som fresco e cristalino alivia o esforço e devolve ritmo á respiração.
O círculo fecha-se novamente em Agarez, onde termina este percurso que atravessa, 5 aldeias, 1 montanha, e a certeza de que a serra guarda tudo – a água que corre, a pedra que resiste e as cinzas que anunciam renascimento.
Nota Importante - Áreas ardidas em 2025
Ao longo do percurso iremos atravessar zonas afetadas pelo incêndio de 2025, que marcou profundamente o Parque natural do Alvão e deixou cicatrizes visíveis na vegetação. É importante que os participantes estejam conscientes desta realidade: o trilho é seguro e viável, mas em fase de recuperação e apresenta áreas queimadas e regeneração inicial.
Carregar este cenário com respeito é também reconhecer a força da natureza e a responsabilidade que temos ao caminhar nela.
Deve levar: Água (pelo menos 1,5 L), roupa e calçado confortável respirável e de preferência impermeável (botas ou sapatilhas de montanha), lanche/almoço ligeiro e boa disposição.
- A atividade é aconselhada a menores a partir dos 16 anos, e está condicionada ao acompanhamento de um representante adulto.
- Todos os participantes devem ter em atenção a sua condição física.
- Não será permitida a participação no evento a quem se apresentar em sandálias ou chinelos.
- Importante:
Verifique se o nome indicado na ficha de inscrição corresponde ao seu nome completo, tal como consta no documento de identificação.
A Trekk Adventure não se responsabiliza por quaisquer constrangimentos, recusas de cobertura ou outros problemas que possam surgir junto da seguradora em caso de acidente, quando resultem do preenchimento incorreto, incompleto ou inexato dos dados fornecidos pelo participante.
- Transporte
- Existe possibilidade de transporte a partir de Espinho, valor extra de 18€.
Caso esteja interessado no serviço de transporte, deverá mencionar essa opção na caixa de mensagens aquando da sua inscrição.
Guia: Cláudia Ferreira
Detalhes
Ponto de Encontro: Rua da Bouça da cruz em Agarez (Paragem de autocarro)
Hora de Encontro: 09:30
Data: 21/03/2027
Hora: 10:00
Hora de Fim: 18:00
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições meteorológicas e dos participantes.
Para saber mais sobre o equipamento recomendado clique aqui.










Dificuldade: Difícil
Para saber mais sobre os níveis de dificuldade clique aqui.
20,00€
Por pessoa- As condições de pagamento serão enviadas por e-mail após a receção da ficha de inscrição.
O Preço Inclui:
- Guia certificado Trekk Adventure no terreno;
- Interpretação histórica, da fauna e da flora;
- Seguro de Acidentes Pessoais;
- Seguro de Responsabilidade Civil;
- Licença RNAVT 7810 do Turismo de Portugal
- Licença RNAAT nº846/2018 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.
O Preço Não Inclui:
- Transporte até ao ponto de encontro;
- Refeições;
- Outros não especificamente descritos como incluídos.
Número Mínimo de Participantes: 6
Reservas
A inscrição é obrigatória, para que possam ser activados os respectivos seguros. As instruções de pagamento por transferência bancária serão emitidas após confirmar a inscrição online.
Após efectuar o pagamento deverá enviar comprovativo de pagamento para o email [email protected].
A validação da inscrição está sujeita a confirmação do pagamento, correspondente ao preço anunciado da actividade. A realização desta atividade está sujeita a um número mínimo de participantes.