Trekk Adventure / Eventos / As capelas e o Vouga - 2º edição 2020

31/10/2020

As capelas e o Vouga - 2º edição 2020

31/10/2020

As capelas e o Vouga - 2º edição 2020

No dia 31 de Outubro sábado a Trekk Adventure convida os nossos amigos e clientes a fazer um percurso que percorre algumas das capelas em volta do rio Vouga.

O percurso desenvolve-se pelo centro de núcleos rurais acompanhando muitas vezes as águas da Ribeira de Carrazedo ao longo de caminhos por entre bosques de pinheiros, eucaliptos e carvalhos e por terrenos agrícolas que atravessam algumas plantações de milho, vinhas, laranjeiras e mirtilos.
Ao longo deste percurso, também se pode perceber a fé que estas comunidades têm com a igreja e em especial no culto dos santos, com a passagem por inúmeras igrejas e capelas, assim como alguns exemplares de Alminhas.
O trilho tem início na antiga estação da paradela, de onde partiremos em direção á igreja Matriz da Paradela, daí seguimos por entre caminhos agrícolas e florestais, passando por algumas levadas de regadio e inúmeras laranjeiras até a Ribeira de Carrazedo. Subindo a ribeira, deparamo-nos com um pitoresco conjunto de moinhos, junto a uma ponte de pedra. Depois das fotos “obrigatórias”, seguimos até á capela de Nossa Srª da Boa Hora, aí começaremos a descida em direção a freguesia de paradela sempre por caminhos de floresta.
Chegados de novo á estação da paradela, seguimos pela estrada nacional EN328 atravessando-se o Vouga, após o qual seguiremos por uma pequena e estreita ruela em escadaria – a calçada da Barquinha e daqui até um antigo caminho que leva à Igreja Matriz S. Martinho de Pessegueiro do Vouga, e dai para o Calvário, de onde se obtém uma bela panorâmica sobre os lugares que constituem o núcleo principal de Pessegueiro até ao Vouga e do lado de lá, terras de Paradela.
Seguindo depois por antigos caminhos entre quintais, que atingem o largo de Sto. António e vão até à capela de Sta. Quitéria. Visitado o local iremos tomar um caminho por entre a floresta que conduz à antiga via-férrea do Vouga.
Aqui chegado, o percurso percorre a antiga linha agora em forma de asfalto reservado a trânsito pedestre, equestre e ciclista, até se chegar à ponte do Poço S. Tiago, antiga ponte de arcos do princípio do séc. XX construída em alvenaria. Atravessando a ponte, segue-se até à antiga estação de Paradela e à Fábrica de Massas Alimentícias “Vouga”.


Deve levar: Água e lanche, roupa e calçado apropriado (de preferência impermeável), casaco corta-vento impermeável.

A atividade é aconselhada a menores a partir dos 16 anos, e está condicionada ao acompanhamento de um representante adulto.
Todos os participantes devem ter em atenção a sua condição física.

- Transporte
- Existe possibilidade de transporte a partir de S. M. da Feira, valor extra de 10€.
Caso esteja interessado no serviço de transporte, deverá mencionar essa opção na caixa de mensagens aquando da sua inscrição.
Guia: João Pekeno


Detalhes

Ponto de Encontro: Antiga estação ferroviária da Paradela

Hora de Encontro: 09:30

Data: 31/10/2020

Hora: 10:00

Hora de Fim: 16:00

A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições meteorológicas e dos participantes.

Para saber mais sobre o equipamento recomendado clique aqui.

Distânca
16 Km
Duração
6 Horas


As capelas e o Vouga - 2º edição 2020As capelas e o Vouga - 2º edição 2020As capelas e o Vouga - 2º edição 2020As capelas e o Vouga - 2º edição 2020As capelas e o Vouga - 2º edição 2020As capelas e o Vouga - 2º edição 2020


Nível de Dificuldade - Moderado

Dificuldade: Médio
Para saber mais sobre os níveis de dificuldade clique aqui.

10,00

Por pessoa

- As condições de pagamento serão enviadas por e-mail após a receção da ficha de inscrição.

O Preço Inclui:
- Guia certificado Trekk Adventure no terreno;
- 1 brinde por participante;
- máscaras descartáveis (para quem necessitar), saco do lixo estanque e gel desinfetante.
- Seguro de Acidentes Pessoais;
- Seguro de Responsabilidade Civil;
- Licença RNAVT 7810 do Turismo de Portugal
- Licença RNAAT nº846/2018 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.

O Preço Não Inclui:
- Transporte até ao ponto de encontro;
- Refeições;
- Outros não especificamente descritos como incluídos.

Número Mínimo de Participantes: 8

Reservas

A inscrição é obrigatória, para que possam ser activados os respectivos seguros. As instruções de pagamento por transferência bancária serão emitidas após confirmar a inscrição online.

Após efectuar o pagamento deverá enviar comprovativo de pagamento para o email [email protected].

A validação da inscrição está sujeita a confirmação do pagamento, correspondente ao preço anunciado da actividade. A realização desta atividade está sujeita a um número mínimo de participantes.