Trekk Adventure / Eventos / Trilho dos 3 rios - Albergaria-a-velha

15/10/2022

Trilho dos 3 rios - Albergaria-a-velha

15/10/2022

Trilho dos 3 rios - Albergaria-a-velha

No dia 15 de outubro sábado, vamos percorrer um trilho cheio de história, que nos levará por rios, levadas, açudes, pontes, aldeias e locais carregados de significado e história...

Percurso:
O nosso percurso terá início em Ribeira de Fráguas, podendo-se conhecer a Igreja Matriz de S. Tiago, que remete ao Séc. XVII, e a Casa Museu do Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas.
Já a caminho do Parque dos Moinhos, é possível visitar 3 destes engenhos de água, todos eles em funcionamento: Moinho de Baixo e Moinhos da Quinta da Ribeira.
O percurso continua pela subida do rio Fílveda, podendo-se observar paisagens deslumbrantes, desenhadas por pequenas cascatas e açudes.
Este magnífico percurso atravessa ainda os campos agrícolas onde é possível avistar-se o lugar de Vilarinho de S. Roque, e onde se pode visitar o lugar do Regatinho, o núcleo molinológico em funcionamento e a capela de S. Roque do Séc. XVII.
Continua até às ruínas do Lagar do Azeite, junto à ribeira da Felgueira (Rio Pequeno). O Lagar era uma estrutura singular na região, constituída por duas prensas de vara e foi abandonado no séc. XX. Neste local encontra-se também a Ponte do Barro Negro (ponte de arco quebrado) e o Moinho do Souto ainda em funcionamento.
O trajeto ladeia a margem da ribeira da Felgueira (rio Pequeno), onde se pode contemplar o lugar milenar de Telhadela. Passa ainda junto aos moinhos desativados, próximos do complexo das Minas do Palhal, onde se pode observar a Ponte Negra, ponte sobre o rio Caima, composta de carris de ferro cuja função era a de transportar, através de vagonetes, minerais entre as margens. No mesmo local, existem ainda as ruínas da lavandaria do minério, pertencentes à casa grande que servia de residência ao Engenheiro da Companhia da Mina de Telhadela.
Prossegue depois em direção à Ponte do Palhal, que liga as freguesias da Branca à Ribeira de Fráguas, onde se vislumbra o Alto dos Barreiros com uma vista panorâmica sobre o vale.
Desce em seguida até à Ribeira de Fráguas por campos agrícolas, terminado aqui a nossa aventura.

Deve levar: Água, chapéu, roupa e calçado confortável respirável e de preferência impermeável, lanche/almoço ligeiro e boa disposição.

A atividade é aconselhada a menores a partir dos 14 anos, e está condicionada ao acompanhamento de um representante adulto.
Todos os participantes devem ter em atenção a sua condição física.

- Transporte
- Existe possibilidade de transporte a partir de S. M. da Feira, valor extra de 10€.
Caso esteja interessado no serviço de transporte, deverá mencionar essa opção na caixa de mensagens aquando da sua inscrição.

Guia: João Pekeno


Detalhes

Ponto de Encontro: Igreja paroquial de Ribeira de Fráguas

Hora de Encontro: 09:30

Data: 15/10/2022

Hora: 10:00

Hora de Fim: 15:00

A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições meteorológicas e dos participantes.

Para saber mais sobre o equipamento recomendado clique aqui.

Distânca
15 Km
Duração
5 Horas


Trilho dos 3 rios - Albergaria-a-velhaTrilho dos 3 rios - Albergaria-a-velhaTrilho dos 3 rios - Albergaria-a-velha


Nível de Dificuldade - Moderado

Dificuldade: Médio
Para saber mais sobre os níveis de dificuldade clique aqui.

10,00

Por pessoa

- As condições de pagamento serão enviadas por e-mail após a receção da ficha de inscrição.

O Preço Inclui:
- Guia certificado Trekk Adventure no terreno;
- Seguro de Acidentes Pessoais;
- Seguro de Responsabilidade Civil;
- Licença RNAVT 7810 do Turismo de Portugal
- Licença RNAAT nº846/2018 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.

O Preço Não Inclui:
- Transporte até ao ponto de encontro;
- Refeições;
- Outros não especificamente descritos como incluídos.

Número Mínimo de Participantes: 6

Reservas

A inscrição é obrigatória, para que possam ser activados os respectivos seguros. As instruções de pagamento por transferência bancária serão emitidas após confirmar a inscrição online.

Após efectuar o pagamento deverá enviar comprovativo de pagamento para o email [email protected].

A validação da inscrição está sujeita a confirmação do pagamento, correspondente ao preço anunciado da actividade. A realização desta atividade está sujeita a um número mínimo de participantes.