Trekk Adventure / Eventos / Nascente do Rio Ave e Cascata do Caldeirão

11/08/2024

Nascente do Rio Ave e Cascata do Caldeirão

11/08/2024

Nascente do Rio Ave e Cascata do Caldeirão


No dia 11 de Agosto domingo, convidamos nossos amigos e clientes a partir à descoberta da Nascente do Rio Ave e Cascata do Caldeirão, passando pelo Miradouro do talefe, começando na Aldeia de Zebral.

Com ínicio na Aldeia de Zebral, subiremos por uma linda levada, onde avistaremos pela primeira vez a Cascata do Caldeirão.
Quando chegarmos ao fim da levada teremos pela frente, uma acentuada subida pela encosta, que nos levará a um caminho pastorício ao encontro de um belo carvalho centenário.
Daí seguiremos rumo à nossa Nascente do Rio Ave, sempre subindo gradualmente com passagem no Fojo grande da Serra da cabreira, sempre com paisagens serenas e deslumbrantes sobre a Serra.
Chegando à nascente do Rio Ave a 1200 metros de altitude, poderemos usufruir de um mágico bosque, onde reina o silêncio que apenas é interrompido pelo cantar dos pássaros e pelo correr da água.
Entretanto depois de uma pequena paragem para o almoço ambulante, seguiremos pelo estradão até à cabana de poços, onde já poderemos avistar uma parte da fauna da Cabreira, os nossos garranos e o gado barrosão.
Daí iniciaremos a nossa última subida que nos levará ao cume da Serra da Cabreira onde teremos o Miradouro do talefe, um parque eólico, bem como um posto de vigia dos serviços florestais e como não podia deixar de ser, uma paisagem de cortar ae respiração sobre a Serra do Gerês, albufeiras e aldeias serranas.
Depois de nos maravilharmos com tamanha beleza, regressaremos por uma descida um pouco acentuada de pedras, até ao estradão que nos acompanhará quase até ao fim da caminhada.
Já quase na parte final, iremos andar por um pouco de estrada até à cascata do caldeirão. De seguida dirigimo-nos aos nossos veículos, dando por terminada a nossa aventura.

Nota: Se assim entenderem, depois de terminar a caminhada podem aproveitar para se refrescar na cascata, antes de seguir viagem!

Deve levar: Água (pelo menos 1,5 L), roupa e calçado confortável respirável e de preferência impermeável (botas ou sapatilhas de montanha), lanche/almoço ligeiro e boa disposição.

- A atividade é aconselhada a menores a partir dos 16 anos, e está condicionada ao acompanhamento de um representante adulto.
- Todos os participantes devem ter em atenção a sua condição física.
- Não será permitida a participação no evento a quem se apresentar de sandálias ou chinelos.

Guia: Cláudia Ferreira


Detalhes

Ponto de Encontro: Zebral - Vieira do Minho

Hora de Encontro: 09:00

Data: 11/08/2024

Hora: 09:30

Hora de Fim: 16:30

A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições meteorológicas e dos participantes.

Para saber mais sobre o equipamento recomendado clique aqui.

Distânca
18 Km
Duração
7 Horas


Nascente do Rio Ave e Cascata do CaldeirãoNascente do Rio Ave e Cascata do CaldeirãoNascente do Rio Ave e Cascata do Caldeirão


Nível de Dificuldade - Moderado

Dificuldade: Médio
Para saber mais sobre os níveis de dificuldade clique aqui.

10,00

Por pessoa

- As condições de pagamento serão enviadas por e-mail após a receção da ficha de inscrição.

O Preço Inclui:
- Guia certificado Trekk Adventure no terreno;
- Interpretação histórica, da fauna e da flora;
- Seguro de Acidentes Pessoais;
- Seguro de Responsabilidade Civil;
- Licença RNAVT 7810 do Turismo de Portugal
- Licença RNAAT nº846/2018 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.

O Preço Não Inclui:
- Transporte até ao ponto de encontro;
- Refeições;
- Outros não especificamente descritos como incluídos.

Número Mínimo de Participantes: 6

Reservas

A inscrição é obrigatória, para que possam ser activados os respectivos seguros. As instruções de pagamento por transferência bancária serão emitidas após confirmar a inscrição online.

Após efectuar o pagamento deverá enviar comprovativo de pagamento para o email [email protected].

A validação da inscrição está sujeita a confirmação do pagamento, correspondente ao preço anunciado da actividade. A realização desta atividade está sujeita a um número mínimo de participantes.